Projetos para residências universitárias em Chaves passam na 1ª fase do concurso

2022-03-27 09:55:30

AquaResidence e Residência Madalena foram duas das 154 manifestações de interesse selecionadas, a nível nacional, para a admissão à Fase 2 do Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação divulgou a 25 de março o Relatório Preliminar de Avaliação e Seleção das Manifestações de Interesse ao Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, e no qual são apresentadas as 154 propostas selecionadas para a fase 2 do processo de implementação do financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em Chaves, os dois projetos apresentados pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Câmara Municipal de Chaves foram selecionados pela entidade gestora do PRR e passaram à fase seguinte. A AquaResidence obteve a pontuação de 2,9 e a Residência Madalena 3,6.

A Câmara Municipal de Chaves e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ambicionam criar duas residências universitárias no concelho com 160 camas, com o objetivo de responder às necessidades de alojamento dos estudantes na cidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, já havia confirmado que a ideia seria proceder à requalificação de um edifício e à construção de um edifício novo, numa lógica de “consolidação do Ensino Superior”. Um dos edifícios ficará localizado na freguesia da Madalena.

De recordar que foi criada em Chaves, a Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar do IPB que deverá arrancar em setembro de 2022 com os cursos de Direção e Gestão Hoteleira. Esta instituição de ensino público poderá receber cerca de 60 alunos este ano.

De 201 manifestações de interesse foram admitidas à próxima fase, 154, o que representa, e segundo o Governo, um montante de financiamento total de cerca de 476 milhões de euros, superior ao disponível para o presente programa de financiamento de 375 milhões de euros, e ao qual corresponde um total de 20.723 camas, distribuídas entre nova oferta 14 222 camas e oferta existente a reabilitar, 6 501 camas.

A Fase 2, que decorrerá entre 15 de abril e 2 de maio, permitirá às entidades escolhidas apresentarem as Candidaturas a financiamento com vista ao apoio público no âmbito do PRR, para alargar a oferta atual de camas a preços acessíveis através de residências para estudantes do ensino superior, ao abrigo do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Além da fase agora iniciada, processo inclui ainda mais duas fases.

Até 2026, o Governo pretende criar 15 mil camas em residência universitárias ao abrigo do PNAES, com um pacote financeiro de 375 milhões de euros.

Sara Esteves
Foto: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso