CHAVES: “Unidos pela Paz” incentivou alunos para as questões de segurança

2022-03-30 12:00:10

“A defesa, a segurança e a Paz, mais do que direitos, são uma responsabilidade de todos”. Assumindo este ideário o Agrupamento de Escolas Doutor Júlio Martins em Chaves promoveu a atividade “Unidos pela Paz” nos dias 16, 17 e 22 de março, para os alunos das escolas Nadir Afonso - 6º anos e Júlio Martins - 8º, 9º, 11º anos e cursos profissionais de 1º, 2º e 3º anos, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O tema abordado “Segurança, Defesa e Paz”, proposto na Estratégia de Educação para Cidadania do agrupamento, teve como objetivo “incentivar os alunos a conhecer e refletir sobre as questões de segurança, os novos riscos, perigos e ameaças emergentes num mundo globalizado, indo de encontro às condições e instrumentos que permitam a construção e preservação da Paz”, explicou o Agrupamento.

Nesta ação “enfatizou-se a questão da responsabilidade coletiva e o contributo da escola, em consonância com o plasmado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, na construção de cidadãos pró-ativos, capazes de descodificar e intervir sobre o que se passa à sua volta, desenvolvendo assim, múltiplas literacias e capacidades que os habilitem para a construção e manutenção de um mundo melhor”.

A atividade teve como parceiro o Regimento de Infantaria Nº 19, com a participação ativa do Capitão de Infantaria Nelson Paulo e do Tenente de Infantaria Stephan Ferreira e obteve “um excelente acolhimento por parte dos alunos e professores, bem como um comportamento exemplar em todas as sessões, que envolveram vinte e nove turmas”.

A atividade iniciou em cada dia com um momento musical e de poesia com alunos do ensino profissional Artístico /Academia de Artes, Grupo Coral da Nadir Afonso e os alunos do 6º A, “a quem agradecemos os sublimes momentos vividos”. Em todas elas, ocorreram debates ativos e muito participativos, por parte dos alunos e professores. Cantaram o Hino Nacional “A Portuguesa” e realizaram de forma interativa, através dos seus telemóveis uma nuvem de palavras sobre a Paz, em cada sessão.

Estas atividades de aprendizagem permitem obter “uma perspetiva individual” com a compreensão da inserção geopolítica de Portugal e do papel das instituições internacionais cuja função primordial é assegurar a paz, a cooperação e a preservação dos direitos humanos.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso