MONTALEGRE: ANEPC reuniu pela primeira vez no concelho

2022-03-31 09:41:57

Decorreu no salão dos Paços do Concelho, em Montalegre, uma reunião promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Foi a primeira vez que este serviço central da administração direta do Estado reuniu em Montalegre, facto salientado e valorizado por todos. Para Orlando Alves, presidente do Município de Montalegre, foi «uma honra» esta ação que foi aproveitada pelo autarca para dar conta do estado do concelho e as ações que devem ser programadas.
«A direção nacional da Proteção Civil veio ao território. Esteve no quartel dos Bombeiros de Salto, está agora na Câmara Municipal e depois irá ser recebida nos Bombeiros de Montalegre. Estamos perante a entidade máxima da Proteção Civil. É uma honra muito grande termos esta operação descentralizada e feita no nosso concelho. Estivemos a trocar impressões. Falamos das incidências, dos constrangimentos e as responsabilidades de todos os agentes da Proteção Civil. Demos conta do nosso relacionamento com o CODIS distrital e com os corpos de bombeiros (Montalegre e Salto). Falámos das necessidades que existem nos bombeiros. Revelamos o apoio que a Câmara de Montalegre dá aos corpos de bombeiros. São 300 mil euros/ano e que são muito bem aplicados. A par disto, apontámos algumas deficiências que sentimos que existem em toda a orgânica da Proteção Civil, nomeadamente com os fogos rurais. O senhor Comandante tomou nota. Está aqui pela primeira vez no território, acompanhado pelos comandantes distritais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real. Em suma, é uma oportunidade de conhecerem o Mundo rural e de perceberam que este é o palco das grandes intervenções incendiárias. Há que tomar medidas para que este drama seja de vez combatido. O nosso contributo foi fazer ver ao senhor Comandante nacional que o maior incendiário em Portugal são as televisões,» disse Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre
André Fernandes, Comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, salientou que «esta visita está inserida numa perspetiva de um comando de proximidade. Ouvir os corpos de bombeiros e as estruturas. Partilhar experiências, ouvir de viva voz quais são os problemas para depois, em parceria, encontrar as melhores soluções para permitir a melhoria contínua do sistema de Proteção Civil. Esta proximidade tem uma perspetiva nacional e também regional. Fazemos estas deslocações, uma vez por mês, a várias partes do país. No distrito de Vila Real, desta vez, aconteceu em Montalegre. Existe um plano, específico durante o Verão, que importa revê-lo e revisitá-lo. Esta visita também tem esse fim. Ouvir o que se pensa localmente para depois, a nível nacional, poder planear e ir ao encontro, no que for possível, às expetativas locais.»
Para além do autarca Orlando Alves e do Comandante da ANEPC André Fernandes, marcaram presença nesta reunião David Teixeira, Vice-presidente da Câmara de Montalegre; Carlos Alves, Comandante Regional do Norte da ANEPC; Armando Silva, 2.º Comandante Regional do Norte ANEPC; Miguel Fonseca; Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito de Vila Real; Artur Mota, 2.º Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito de Vila Real; João Afonso, Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito de Bragança; Hermenegildo Abreu, Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito de Braga; Marco Domingues, Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito de Viana do Castelo e Albano Teixeira, Comandante Operacional da Proteção Civil do distrito do Porto.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso