MONTALEGRE: Parecer favorável para creches em Cabril e Salto

2022-04-20 17:25:12

O CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Montalegre reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e deu parecer favorável para a criação de creches em Cabril e Salto.

A sessão, presidida por Fátima Fernandes, vereadora da Ação Social do Município de Montalegre, abordou as seguintes temáticas com aprovação: parecer para a construção de um equipamento para resposta social de creche – Junta de Freguesia de Cabril e um outro - Associação Borda D’Água; apresentação do relatório anual de execução do CLDSG ''Ser + Barroso'' e divulgação das competências do CIAB no âmbito da RACE (Rede do Consumidor Endividado). As candidaturas aprovadas foram feitas à luz do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
A Vereadora da Ação Social da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, salientou que «foi uma reunião importante porque tivemos para aprovação duas candidaturas de muita importância para o nosso território. São dois equipamentos (creches) para o Baixo Barroso. Um apresentado pela Junta de Freguesia de Cabril e um outro pela Associação Borda D'Água. São candidaturas que já tiveram parecer do núcleo executivo da rede social e que careciam da aprovação do CLAS. Além disto, tomamos conhecimento do relatório anual de execução do CLDSG ''Ser + Barroso'', projeto também desenvolvido pela Associação Borda D'Água e que é de suma importância, no apoio à população idosa e estudantil, às famílias com mais dificuldade, sendo um acompanhamento de proximidade e de congregação das respostas sociais que podem ser dadas para cada problema identificado. Em suma, foi uma reunião muito produtiva onde estiveram presentes múltiplos parceiros que constituem esta rede social do concelho de Montalegre.»
Alberto Fernandes, Presidente da Associação Borda D'Água disse que «através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), candidatamo-nos à construção e manutenção de uma creche em Salto. As Juntas de Freguesia do Baixo Barroso uniram-se e assinaram o protocolo no sentido de ser a Associação Borda D'Água a construir esta valência. Nós que já gerimos o Lar de Salto, onde temos um Centro de Dia com apoio domiciliário, achamos que tínhamos a obrigação de avançar para a construção da creche. Será construída junto ao Lar de Salto num terreno já adquirido pela Associação. Temos esperança que seja uma mais valia para o Baixo Barroso. Há mais de 40 crianças prontas para ser recebidas»
O Presidente da Junta de Freguesia de Cabril, Márcio Azevedo afirmou que «curiosamente, se calhar de uma forma louca, colocámos no nosso programa eleitoral, sem saber que isto iria acontecer, desenvolver contactos no sentido da criação de uma creche em Cabril. Em dezembro surgiu esta candidatura no âmbito do PRR. Consideramos que é uma necessidade básica que está por colmatar. Felizmente teve o parecer favorável do CLAS, isto é, a primeira etapa está ultrapassada. A população está a receber esta notícia com bastante ânimo, sendo bastante exaltada pelas pessoas. Isto é uma estratégia que já vem desde há cinco anos quando implementamos o apoio à natalidade. Isto vai ao encontro do que desejamos, ou seja, fixarmos os jovens e cativar outros para a freguesia.»

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso