VALPAÇOS: Caminhada dá a conhecer geossítios graníticos raros

2022-05-18 16:00:51

A Associação dos Viticultores Transmontanos está a organizar dois dias de campo com a visita a alguns dos inúmeros lagares cavados na rocha associados ao início da cultura da vinha no território valpacense. Os interessados terão a possibilidade de conhecerem as castas bem como a forma de condução tradicional, motivando o turismo do Interior.

A iniciativa Caminhando pelo Plutão Granítico de Valpaços decorrerá nos dias 21 e 22 de maio e também será dado a conhecer um verdadeiro museu de geologia ao ar livre, na companhia de Professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Universidade da Corunha. Os geossítios graníticos são raros. Nestes dois dias será possível encontrar um grande número de tafoni, pias, bolas e blocos com esfoliação esferoidal, disjunção prismática e disjunção laminar, num caos de granitos.

Nesta caminhada será dado a conhecer um velho lagar de azeite bem como vestígios da via romana XVII e memórias das Comendas das Ordens Religiosas de Malta e de Cristo.

A Rota contempla uma visita à aldeia abandonada do Calvo, a moinhos e a um apiário murado para proteção das colmeias contra os ursos.
Foto: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso