CHAVES: Mais de meia centena de operacionais no incêndio em Parada da Castanheira

2022-06-11 11:50:23

As Equipas de Combate a Incêndios Rurais (ECIR) da região dominaram incêndio que se tornou de grandes proporções em poucos minutos.
O verão de 2022 ainda não chegou, mas já ficou marcado pelo incêndio em Parada da Castanheira, Santa Cruz da Castanheira que não deu tréguas aos bombeiros e consumiu uma vasta área de floresta e terrenos agrícolas.
A tarde do Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, foi de grande azáfama para os bombeiros que se mobilizaram e combateram, com 56 operacionais, 17 viaturas, um helicóptero e dois aviões, um incêndio que em poucos minutos se “agigantou” em Parada da Castanheira, freguesia Santa Cruz da Castanheira, no Concelho de Chaves.
O alerta foi dado por volta das 14h30 e o facto das Equipas de Intervenção Permanente estarem ativas desde 15 de maio, com uma aposta grande na prevenção, e no combate dos incêndios numa fase precoce, com mais homens e equipamento, foram a mais-valia para o combate de um incendio pequeno, mas que devido ao facto dos terrenos estarem secos, em poucos minutos aumentou e se tornou de grandes dimensões, com o vento ajudar na sua progressão.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2022 para o distrito teve, neste incêndio, em Parada da Castanheira, um local distante e de difícil acesso, o seu primeiro grande teste, que respondeu na perfeição e deu por dominado ainda antes do por do Sol.
As causas deste incêndio ainda não estão apuradas, mas segundo uma fonte da GNR, cerca de 65% dos incêndios têm causa humana ou negligente e as queimas e queimadas representam 30 a 35% dos incêndios rurais.
Paulo Silva Reis
Fotos: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso