VALPAÇOS: Fogo consumiu cerca de 1700 hectares

2022-07-27 14:27:39

As chamas consumiram uma área estimada de 1700 hectares, cinco habitações, armazéns, máquinas agrícolas e 600 animais ficaram sem pasto. Autarca reivindica compensações para os agricultores.


O incêndio florestal que deflagrou em Murça e atingiu a região de Valpaços, no dia 17 de julho, deixou um rasto de destruição em zona de mato e em terrenos agrícolas. O balanço dos prejuízos causados por este incêndio, cujas chamas lavraram durante quatro dias, está a ser apurado junto dos representantes das localidades mais afetadas.

Até ao momento, e segundo o Município de Valpaços, estima-se que a área ardida de culturas ascenda os 1700 hectares e que além de cinco habitações devolutas, armazéns de apoio à agricultura e pecuária, uma máquina giratória, uma viatura todo-o-terreno, dezenas de apiários, também ficaram sem pasto mais de 600 animais, entre ovinos, bovinos e caprinos.

O Presidente da Câmara Municipal, Amílcar Almeida, reuniu na terça-feira, 26 de julho, com António Costa, Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, freguesia do Concelho mais afetada pelo incêndio e proprietários, representantes das localidades mais afetadas, nomeadamente Cubo, Curros, Vale do Campo, Ribeira da Fraga e Cabanas.

Reconhecendo a importância que o setor primário e pecuário tem para a economia do concelho, Amílcar Almeida tomou pulso às dificuldades dos lesados e irá reunir esta quarta-feira com o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, no sentido de transmitir toda a perda e prejuízo nestas localidades. O autarca garante que irá reivindicar compensações para os agricultores prejudicados pelo incêndio em causa.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso