VALPAÇOS: Azeite do concelho eleito o melhor de Portugal e está no Top 20 do Mundo

2022-09-30 09:30:46

O azeite Rosmaninho da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços arrecadou recentemente cinco prémios no OLIVINUS 2022, um dos concursos mais prestigiados do mundo. Este azeite foi assim considerado o melhor azeite de Portugal e um dos melhores do mundo.


O Rosmaninho da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços esteve em destaque no 16.º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra - OLIVINUS 2022, concurso realizado na Argentina.

Neste evento, o Rosmaninho Cobrançosa recebeu Medalha de Grande Prestígio Ouro, e o Rosmaninho Praemium foi premiado com a Medalha Grande Prestígio Ouro, foi eleito o Melhor de Portugal, o Melhor “Blend” (Mistura), e está ainda no Top 20 a nível mundial. A pontuação máxima alcançada no concurso foi de 99 pontos e o Azeite Rosmaninho Praemium alcançou 98 pontos nos quatro prémios que lhe foram atribuídos.

A edição de 2022 da OLIVINUS contou com a participação de mais de 220 azeites de 22 países de todo o mundo. As provas dos mais de 30 jurados terminaram a 21 de setembro, tendo sido agora divulgados os resultados do concurso que é considerado um dos TOP 5 da competição internacional de EVOO, de acordo com o Evoo World Ranking.

Trata-se de um concurso onde todos os azeites são submetidos diretamente pelos produtores e não por importadores/distribuidores. O destaque tem sido, sem dúvida, a mais alta qualidade dos produtos apresentados de todo o mundo.

O OLIVINUS é considerado um dos concursos mais prestigiados do mundo, a par da TerraOlivo em Jerusalem, Israel, Nova Iorque e EVO-IOOC em Itália.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso