BOTICAS: Associação contra a exploração mineira entregou carta à Ministra da Agricultura

2022-11-30 17:33:11

Carta aberta apela a que a governante ''faça jus à vital importância das práticas agrícolas e pastoris do Barroso, posicionando-se contra a extração mineira na região''.


A Associação Unidos Em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) entregou a 26 de novembro uma carta contra a mineração à Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a celebração dos 70 anos da Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB) bem como uma fotografia do mural feito por VIOLANT e Sofia Camacho, no acampamento anti mineração, em agosto, que representa o antes e depois da mineração.

Covas do Barroso é uma freguesia do município de Boticas, rodeada por montanha, cujos habitantes estão contra a exploração de lítio e outros minerais a céu aberto. O projeto conhecido por ''Mina do Barroso'' está a ser promovido pela empresa Savannah Resources e ficará situado em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso.

A carta, assinada por Nelson Gomes, Presidente da UDCB, alerta para a dimensão e a proximidade do projeto mineiro às habitações. ''Em Covas do Barroso, a empresa Savannah Resources pretende escavar várias minas a céu aberto, que ocuparão uma área equivalente a mais de 125 campos de futebol, muito perto das nossas casas. As mais próximas encontram-se a uns escassos 200 metros de distância. A maioria da área que o projeto engloba corresponde a terras baldias, mas também afetará alguns lotes privados'', lê-se no documento.

A Associação Unidos Em Defesa de Covas do Barroso é composta por pessoas que residem na freguesia de Covas do Barroso ou que estão ligadas à terra através de vínculos afetivos e familiares, que não aceitam um projeto que dizem colocar em causa o futuro saudável das comunidades e dos ecossistemas. Na sua maioria são agricultores que têm neste setor uma forma de sustento, mas, sobretudo, ''uma peça fundamental das nossas tradições e do nosso futuro. Somos compartes de uma comunidade de Baldios com 2000 ha, que agora se encontra ameaçada por este projeto mineiro'', referem.

A carta termina com um apelo direto à ministra: ''Sra. Ministra, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento sustentável devem ser as prioridades de qualquer governo comprometido com o ambiente e as suas populações. Acreditamos que a sua experiência de liderar uma autarquia do interior do país lhe terá conferido uma perspetiva, que porventura faltará a outros responsáveis políticos, da delicadeza necessária para atingir o equilíbrio entre progresso e preservação. Enquanto responsável pela tutela da Agricultura e Alimentação, apelamos a que faça jus à vital importância das práticas agrícolas e pastoris do Barroso, posicionando-se contra a extração mineira na região.''

Segundo esta organização, no Barroso, existem até ao momento oito contratos de exploração mineira já assinados, e sete pedidos que estão a ser analisados pela Direção Geral de Energia e Geologia.

De recordar que Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) declarou o Sistema Agro-silvo-pastoral do Barroso como Património Agrícola Mundial. Este foi o primeiro a ser aprovado em Portugal, e um dos primeiros aprovados na Europa.

Sara Esteves
Foto: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso