Montalegre assina protocolo para cooperação no Gerês

2022-12-15 09:49:05

Portugueses e galegos deram o primeiro passo para a cooperação no Gerês, com a assinatura de um protocolo que prevê a criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), “Raia Seca”.


Vinte e duas entidades portuguesas e galegas assinaram, esta quarta-feira, uma declaração com vista à constituição de um novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) para o território transfronteiriço Gerês-Xurés.

Do lado português, os municípios envolvidos são os cinco que integram o Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), tal como Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço, e as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Tâmega e Barroso, do Cávado e do Alto Minho. Enquanto do lado galego são 13 os concelhos de Bande, Calvos de Randín, Entrimo, Lobios, Lobera, Baltar, Padrenda, Verea, Quintela do Leirado, Muíños, Cualedro, Oímbra e Monterrei fazem parte do Parque Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés.

A assinatura do protocolo para a Constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da “Raia Seca” e da Reserva Mundial da Biosfera Gerês-Xurés, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez onde marcou presença a Presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes.

Além dos representantes das Comunidades Intermunicipais e dos municípios envolvidos, participaram na sessão de assinatura de declaração conjunta, em representação do Governo português, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do lado galego o Diretor-geral para as Relações Externas e com a União Europeia da Junta de Galiza, Jesus Gamallo.

No futuro a AECT pretende “encetar os esforços necessários para criar uma estrutura de cooperação estável em torno de um ativo territorial fundamental para o desenvolvimento sustentável das regiões de fronteira”.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso