Professores percorrem a Nacional 2 em mais uma ação de luta

2023-05-22 18:05:14

Caravana pela Profissão Docente e pela Escola Pública arrancou esta segunda-feira, 22 de maio, de Chaves e prevê simbolizar a disponibilidade para aceitar a reposição faseada do tempo de serviço congelado.


A luta dos professores e educadores pela valorização da Profissão Docente e em defesa da Escola Pública vai percorrer o país de Norte a Sul pela Estrada Nacional 2, que liga Chaves a Faro, entre os dias 22 e 30 de maio.

A caravana saiu de Chaves esta segunda-feira, 22 de maio, do marco do quilómetro zero e chegará a Faro no dia 30 de maio. A caravana terá sete etapas onde estão previstos contactos com a população, concentrações e plenários de professores, entre outras atividades.

Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), explicou que, “visto que a EN2 tem muitos quilómetros (738,5 km), é por isso que os professores a vão percorrer em várias etapas, à semelhança da proposta que foi apresentada ao Ministério da Educação em relação ao tempo de serviço dos professores: como são muitos anos, que essa recuperação seja concretizada faseadamente”.

No Alto Tâmega, a caravana terá como pontos de paragem a vila de Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. As últimas etapas da Caravana pela Profissão Docente e pela Escola Pública terminam no dia 30 de maio.

A reposição integral do tempo de serviço, ou seja seis anos, seis meses e 23 dias, até ao final da atual legislatura em 2026 é uma das principais reivindicações das organizações sindicais que têm promovido ações de luta ao longo dos últimos meses e que organizam esta caravana pela Nacional 2.

Sara Esteves


 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso