''Pontido Verde'' vence OP Jovem de Vila Pouca de Aguiar

2023-06-14 15:40:12

A proposta da Banda Musical do Pontido venceu a 4.ª edição do projeto ''Autarquia Jovem'' – Orçamento Participativo Jovem da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, cujas votações encerraram a 12 de junho.

''Pontido Verde - Uma Banda com Consciência Ecológica'' é a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2023 do município de Vila Pouca de Aguiar, anunciou a autarquia em nota enviada às redações.
De acordo com a proposta submetida a sufrágio, entre 03 de maio e 12 de junho, a Banda Musical do Pontido tem como propósito ''promover a sustentabilidade ambiental através do uso de energia solar''.
Neste contexto, irá explorar o potencial da mesma ''para fornecer energia limpa e renovável para diversos setores, desde a produção de eletricidade até ao aquecimento de água e ar''.
Para tal, ''serão utilizadas tecnologias modernas e eficientes para a captação e armazenamento de energia solar, garantindo um uso sustentável dos recursos naturais''.
De acordo com a autarquia aguiarense, está em causa a ''aquisição de painéis solares, melhoramentos de eficiência energética na sede da associação e (um) concerto temático sobre a consciencialização energética''.
A Banda Musical do Pontido pretende, assim, ''promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente'', com o ''compromisso de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e preservar o meio ambiente'', naquela que será ''uma iniciativa positiva e transformadora para a comunidade e para o planeta''.
O orçamento previsto é de 15 mil euros, sendo que a proposta vencedora será executada pelo município de Vila Pouca de Aguiar a ''médio prazo''.
O projeto inclui, ainda, mais 15 mil euros destinados aos diferentes ciclos escolares.
O programa ''Autarquia Jovem'' – Orçamento participativo Jovem, promovido pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar tem como propósito ''pomover a cidadania participativa dos jovens, sensibilizando-os para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos, estreitando a ligação (com) a autarquia'', para ''reforçar os mecanismos que permitam adequar as políticas públicas municipais às reais necessidades dos jovens''.

Mariana Ribeiro

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso