Escola Secundária Fernão de Magalhães é a melhor do distrito

2023-06-16 17:05:34

Segundo o ranking das escolas portuguesas do secundário e ensino básico, divulgado pelo Ministério da Educação e elaborado de acordo com os critérios definidos pelo Jornal de Notícias, a Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães é a melhor do distrito de Vila Real.

A Escola Secundária Fernão de Magalhães no concelho de Chaves é, segundo o Ranking de Escolas 2023 do JN, a melhor escola do distrito de Vila Real. Esta instituição do ensino público ocupa a 80ª posição no ranking geral nacional, com uma média de 12.85. A nível de exames nacionais, a média da nota das 10 principais disciplinas é de 12.85, em 173 exames realizados. Logo a seguir neste ranking, divulgado pelo Ministério da Educação e elaborado de acordo com os critérios definidos pelo Jornal de Notícias, surge a Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz em Montalegre em 123º lugar a nível nacional com 12.48 de média. Em terceiro lugar a Escola Secundária de Valpaços com 12.45 de média, ocupando a 126ª posição no ranking geral.

A Escola Secundária Dr. António Granjo no concelho de Chaves é de acordo com este ranking, a quarta melhor escola do Alto Tâmega e a quinta a nível distrital, tendo obtido 12.15 de média (168.º). A Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves, com uma média de 12.14, é a quinta melhor escola posicionada neste ranking (175.º).

Na oitava posição do distrito e sexta a nível regional, surge a Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar – Sul com 12.03 e em 200ºlugar a nível nacional. A décima melhor escola posicionada do distrito é a Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena com 11.85 de média e em 234.ºno ranking geral. A 14ª posição é ocupada pela Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso em Venda Nova, no concelho de Montalegre, com 10.76 de média (471.º).

No que respeita ao terceiro ciclo, este ranking do JN revela que a melhor escola do distrito de Vila Real é a Secundária São Pedro. Depois a Básica de Pedras Salgadas em Vila Pouca de Aguiar, com 56.82 de média de provas. Segue-se a Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar – Sul, a Básica de Cerva em Ribeira de Pena, a Básica e Secundária de Murça, a Secundária Camilo Castelo Branco, a Básica e Secundária Fernão de Magalhães em Chaves, a Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, em Montalegre, a Secundária Dr. Júlio Martins, Chaves, a Básica do Pinhão, Alijó, a Secundária Dr. João de Araújo Correia no Peso da Régua, a Básica e Secundária de Mondim de Basto, a Secundária de Valpaços, a Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz em Montalegre, a Secundária Dr. António Granjo em Chaves, a Básica Gomes Monteiro de Boticas, a Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa, a Básica Diogo Cão, Vila Real, a Secundária Morgado de Mateus, Vila Real, a Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó, a Básica e Secundária de Ribeira de Pena, a Básica de Santa Marta de Penaguião, a Básica de Vidago, a Básica e Secundária Professor António da Natividade, Mesão Frio, a Básica José dos Anjos, Carrazedo de Montenegro, Valpaços e a Básica de Peso da Régua.

O JN definiu como critério base para elaboração do ranking das escolas secundárias a nota das dez disciplinas com o maior número de exames: Português, Matemática A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geografia A, História A, Filosofia, Economia A, Inglês e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Quanto à Médias de exame: a classificação é obtida a partir da média das notas de exame às dez disciplinas escolhidas, independentemente do número de alunos. Só são consideradas para o ranking geral as escolas onde foram realizados pelo menos dez exames. O mesmo acontece no ranking de cada disciplina. O ranking do 3.º ciclo é obtido através da média das classificações por pontos (0 a 100) dos alunos internos do ensino regular na primeira fase das provas de Português e Matemática.
Sara Esteves
Foto: Tiago Barros

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso