Comerciante detido por suspeita de retirar e vender artefactos na internet

2023-06-17 10:53:02

Foram apreendidos vários artefactos como, moedas e instrumentos.

Um homem de 54 anos foi detido pela Polícia Judiciária por pela suspeita da prática dos crimes de destruição de vestígios, de recetação e de associação criminosa.

Segundo esta autoridade, trata-se de um comerciante estabelecido na área da numismática e antiguidades que pertencia a um grupo que se dedicaria à pesquisa e recolha, em Trás os Montes, de artefactos arqueológicos, da época romana, para depois serem vendidos na internet.

Em comunicado, a PJ explica que durante as buscas realizadas recentemente na zona de Chaves, além do comerciante, com mandado de detenção emitido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Gaia, foram ainda constituídos dois arguidos, apreendidos centenas de artefactos arqueológicos do período da ocupação Romana, bem como inúmeras ferramentas e instrumentação necessária à pesquisa arqueológica.

''A atividade criminosa do grupo consistia na pesquisa e recolha de artefactos arqueológicos de importante valor histórico, à margem da Lei, atividade sem o devido licenciamento e o acompanhamento científico obrigatório, em zonas arqueológicas da região de Trás-os-Montes, com especial enfoque nas zonas limítrofes da cidade de Chaves'' , lê-se em comunicado.

Os artefactos assim obtidos, segundo a PJ, eram depois comercializados pelo grupo em estabelecimentos ou em sítios da internet, ''auferindo proveitos económicos substanciais'' . Segundo avança o Observador, o homem tinha uma loja no centro de Vila Nova de Gaia.

O detido vai ser presente à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso