Município de Chaves volta a comparticipar esterilização de animais

2023-06-21 15:48:54

Apoios concedidos sofreram aumento e no caso dos cães chegará aos 72 euros para fêmeas.

O Município de Chaves aderiu, uma vez mais, à campanha promovida pelo Instituto Nacional de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e vai avançar com novas comparticipações dos custos associados à esterilização e à identificação eletrónica de animais de companhia, ‘’de forma a promover o bem-estar animal e a saúde pública’’, referiu a autarquia.
Esta comparticipação, que sofreu aumentos face aos valores praticados anteriormente, destina-se, segundo o Município para animais esterilizados ou sujeitos à colocação de microchip.

No caso dos cães, o apoio concedido “é agora de 72 euros para as fêmeas e 40 euros para os machos”. Quanto aos gatos, o contributo para a esterilização “cifra-se nos 46 euros, em caso de fêmeas, e de 20 euros, para os machos”, explica em comunicado a autarquia. A identificação eletrónica beneficia também do apoio no valor de seis euros por animal.

As candidaturas a apoios disponíveis para esterilização e identificação eletrónica de cães e gatos de companhia decorrem até 6 de outubro para todas as intervenções realizadas entre 1 de outubro 2022 e 30 de setembro de 2023.

Para a Câmara Municipal, a esterilização “aumenta a esperança de vida dos animais, não só por vantagens diretas em termos de saúde, mas também por vantagens indiretas, consequentes de o animal ficar mais calmo e menos propenso a vaguear, fugir ou lutar com outros animais. Esterilizar é cuidar!”, lê-se em comunicado.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso