Ribeira de Pena vai assegurar o serviço de recolha e tratamento de biorresíduos

2023-06-22 10:57:36

De acordo com o Fundo Ambiental, os biorresíduos representam, em média, quase 37% do caixote do ''lixo comum''.

O serviço de recolha e tratamento de biorresíduos vai ser assegurado pelo Município de Ribeira de Pena e permitir desviar do aterro, uma quantidade de resíduos considerável, referiu a Câmara Municipal. Com esta ação vai ser possível ''reduzir os custos do encaminhamento e tratamento dos resíduos indiferenciados'', explica em comunicado a autarquia.

No que respeita aos biorresíduos e resíduos verdes, foi realizada uma intervenção no Centro Comunitário de Compostagem implementado em Vilarinho para a deposição dos resíduos provenientes dos cortes de jardins e espaços verdes e os resíduos orgânicos dos restaurantes, no âmbito do Programa Recolha Bio – Apoio à implementação de projetos de recolha Seletiva de Biorresíduos, promovido pelo Fundo Ambiental e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

Segundo a autarquia, esta intervenção consistiu na recepção e deposição de resíduos verdes provenientes dos trabalhos de jardinagem do Município e foi executada com o apoio do biotriturador da Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Alto Tâmega e Barroso.
Foi ainda efetuada a limpeza de mais uma lixeira clandestina no lugar de Asnela por uma equipa do Município ''com vista a minimizar o impacto ambiental e paisagístico''.

Estas ações foram concretizadas no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, no sentido de sensibilizar para a preservação do ambiente e para o desenvolvimento sustentável.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso