Lar no concelho de Valpaços evacuado devido a cedência de estrutura

2023-06-23 09:31:59

Utentes foram retirados por precaução e só regressam à instituição após obras de remoção do beiral da fachada do edifício que cedeu ontem ao início da noite. Do incidente não resultaram feridos.

Cerca de 25 utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Santiago de Alhariz, instituição da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Valpaços, foram retirados por precaução ao início da noite de ontem, após a cedência de um beiral exterior da fachada nascente do edifício, em todo o comprimento.

A estrutura residencial foi evacuada e os idosos foram retirados de ''imediato'' para o exterior, ''face à possibilidade de se dar a queda da referida estrutura, sobre o terraço do piso inferior'', referiu o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.
Segundo Altamiro Claro, foi efetuada uma vistoria por parte de uma equipa técnica da Câmara Municipal de Valpaços e tomadas algumas medidas de segurança para impedir a queda do beiral.

Ainda de acordo com o Provedor da Misericórdia de Valpaços, esta sexta feira será dado início a trabalhos de demolição da estrutura danificada e até conclusão da obra, os utentes ficarão acolhidos em outros lares da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.

''O edifício não apresentava qualquer sinal de fragilidade estrutural e ainda recentemente tinha sido objeto de pequenas obras de conservação'', termina por explicar o responsável pela SCM de Valpaços.

O incidente ocorreu por volta das 20h30 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro e a Proteção Civil Municipal.

Sara Esteves
Fotos: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso