MONTALEGRE: Família com javali notificada e multada por manter espécie protegida em cativeiro

2021-01-27 18:40:08

Um família que tem um javali, em Montalegre, foi recentemente notícia, por passear o animal na rua de trela, mas por ser espécie cinegética não autorizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), foi notificada e multada pela GNR.

Depois de alertada para a reportagem de um Javali que passeava de trela por Montalegre, a Equipa de Proteção Florestal (EPF) de Montalegre do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Chaves de imediato foi para o terreno e foi ter ao estábulo onde o animal está, na Quinta da Veiga, em Montalegre.

Ao que se apurou, o animal, fêmea, com um ano de idade, segundo o seu proprietário explica, na reportagem, apareceu na Quinta da Veiga, há aproximadamente um ano, debilitado, desnutrido, com fome e a cambalear.

O animal, que estava faminto, foi ficando por ali, mas sempre em regime aberto e o proprietário recolheu-o para o proteger de outros predadores e caçadores.

A história até espelha o afeto do animal a quem lhe fez bem, mas o javali é uma espécie cinegética não autorizada para animal de companhia pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e como tal, as autoridade tiveram de notificar e multar o proprietário do animal em 190 euros e constituíram-no como fiel depositário do animal, até que o processo se encerre.

Paulo Silva Reis
Foto DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso