BOTICAS: Associação ambiental preocupada com eventual exploração de lítio na região

2021-03-27 09:35:07

Os representantes da Associação Ambiental - Povo e Natureza do Barroso (PNB) foram recebidos na última quarta feira, no edifício do Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga.

A audição, que foi solicitada pela associação ambiental, permitiu a Vítor Afonso e José Manuel Arantes apresentar ao autarca as suas preocupações relativamente a uma eventual exploração de lítio na região, disse a autarquia em comunicado.
O autarca, que auscultou os elementos do PNB e agradeceu o interesse e tomada de posição dos vários movimentos cívicos envolvidos na defesa dos interesses das populações e na salvaguarda do património natural e paisagístico do Barroso, aproveitou para fazer um ponto da situação relativamente ao processo de mineração, informando que, ‘’neste momento, se está a aguardar a publicação e consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) relativo à Mina do Barroso’’.

Fernando Queiroga deixou bem patente a posição desfavorável da autarquia sobre a exploração de lítio no Concelho de Boticas, uma vez que contribuirá para a destruição de uma parte significativa do vasto património natural e paisagístico da região, acarretando também danos para as populações.

O encontro contou ainda com a presença do Presidente da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, Nelson Gomes, e do responsável pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC), Nuno Teixeira.

Fotografia: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso