PAÍS: Detetados 92 menores vítimas de tráfico de pessoas

2021-07-18 16:43:02

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) participou na Joint Action Days da Europol dedicada ao tráfico de crianças, entre 28 de junho e 4 de julho, que resultou na detenção de 33 traficantes e na identificação de 92 menores vítimas de tráfico de pessoas, em 18 países europeus, informou o SEF em comunicado.
A operação conjunta, também apoiada pela Frontex, envolveu, diariamente, só em Portugal, mais de 100 Inspetores do SEF, em cinco aeroportos internacionais e em pontos terrestres entre o nosso país e Espanha. No total, foram controlados 75.265 cidadãos nacionais e estrangeiros, 480 voos e 259 veículos.

Destes controlos, resultou a deteção de menores desaparecidos, que constavam nas bases de dados, bem como situações de tentativas de saída do país sem estarem munidos da autorização legalmente estabelecida e assinada por quem exerce as competentes responsabilidades parentais.

Os Joint Action Days centraram-se em menores desacompanhados e/ou desaparecidos. O foco incluiu menores detetados nas fronteiras, bem como aqueles que viajam dentro da União Europeia ou países associados de Schengen, onde as crianças são, frequentemente, traficadas por familiares para mendigar, para criminalidade forçada e exploração sexual. A operação visou, ainda, redes criminosas e facilitadores envolvidos no tráfico de seres humanos que usam documentos fraudulentos.

Nos vários países europeus, ao todo, foram controladas 186.400 pessoas, 22.500 veículos e 72.850 documentos.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso