REGIÃO: GNR apreende 115 mil cigarros em operação em Chaves, Montalegre e Vila Pouca

2022-03-04 09:45:49

Investigação decorria há nove meses.


A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou quatro homens entre os 60 e os 85 anos e apreendeu nos distritos do Porto e Vila Real 115 mil cigarros de contrabando e folhas de tabaco suficientes para produzir mais 375 mil cigarros, no valor global de 110 mil euros, anunciou esta sexta-feira a GNR.

De acordo com as autoridades, e no âmbito de uma investigação que decorria há nove meses, por introdução fraudulenta no consumo, ‘’foi dado cumprimento a 25 mandados de busca, 12 domiciliárias e 13 não domiciliárias (11 em viaturas e duas em armazéns), nos concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes, Penafiel, Vila Real, Chaves, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar, que culminaram na apreensão de 7 100 euros em numerário, 100 litros de aguardente, uma arma de fogo, seis telemóveis, uma balança, uma máquina de contar dinheiro’’, para além dos 115 mil cigarros e dos 375 quilos de folha de tabaco.

Em comunicado, a GNR explica que o valor do tabaco apreendido ascende a 110 mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de imposto sobre o tabaco (IT), no valor de 85 mil euros.

Os suspeitos pelo crime aduaneiro de introdução fraudulenta no consumo foram constituídos arguidos, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial do Porto. De referir que um dos suspeitos foi ainda detido pelo crime de posse ilegal de arma.

A operação “DARK SMOKE” contou com o reforço do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC) da Unidade de Intervenção (UI), através do empenhamento de cinco binómios de deteção papel/moeda e tabaco.

Sara Esteves
Foto: DR




Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso